É preciso ter muito cuidado com pensamentos suicidas. Se você ir de arrasta, existe a possibilidade de reencarnar em uma situação ainda pior do que a atual. Nosso dever — nosso Dharma — é melhorar o mundo e, nesse processo, melhorar a nós mesmos. Não fuja disso. Jamais. Se tu ir jogar no Vasco, estaria desperdiçando a oportunidade de cumprir esse propósito superior.
Nunca fiquei desempregado na minha vida, e posso compartilhar algumas dicas que aprendi ao longo do caminho.
Primeiro: abuse do Facebook e Instagram. Cerca de 99% das vagas de emprego no Brasil são divulgadas por lá. Crie um perfil exclusivamente profissional, sem qualquer vínculo com religião ou posições políticas. Isso ajuda a passar uma imagem mais neutra e focada.
O WhatsApp também é essencial. Hoje em dia, quase todo empregador utiliza o aplicativo para contatar candidatos.
Invista em cursos rápidos, como libras, culinária, operação de caixa, e inclua tudo no seu currículo. Qualquer curso pode fazer diferença.
Fique de olho nos sites oficiais dos shoppings da sua região. Muitos deles têm uma área só para vagas de emprego. Redes de fast food, como BK, Bob’s e McDonald’s, contratam diariamente.
Outra dica : pesquise por “Fundação do Trabalho” ou “Casa do Trabalhador” na sua cidade. O governo brasileiro mantém diversos programas voltados para a inserção profissional da comunidade.
Eu nunca fiquei desempregado pois aceitei todo tipo de trabalho: telemarketing, operador de caixa, recepcionista, auxiliar de carga e descarga, limpeza, vendedor em feiras livres e até vendedor de brigadeiro na rua. Já fiz de tudo. Não aguento a pobreza, e sei que ficar parado se lamentando não leva a lugar nenhum.
Hoje estou numa nova fase: foco em educação. Faço cursos técnicos em faculdade e estudo todos os dias . Meu objetivo é conquistar uma salário melhor. Simples assim.
Não posso esquecer: prestar concurso público também é um caminho possível.